Imprensa

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Imprensa

Termos equivalentes

Imprensa

Termos associados

Imprensa

16 Descrição arquivística results for Imprensa

16 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

"Idem em virtude do Officio do Ministerio do Reino de 9 de Outubro de 1841, á cerca da representação do Bibliothecario Mór da Bibliotheca Publica de Lisboa, sobre duvidas que se lhe offerecem ácerca de certidões"

Parecer do Procurador Geral da Coroa, José Cupertino de Aguiar Ottolini, sobre direitos alfandegários sobre importação de livros, originalmente editados em Portugal e reimpressos em países estrangeiros, com prejuizo das oficinas de impressão portuguesa.

"Idem de 23 de Dezembro de 1840 acerca de requerimento dos dois Irmãos Alipio Freire de Figueiredo Abreu Castello Branco, e Albino Abranches Freire de Figueiredo sobre licença para publicarem varias Leis"

Parecer do Procurador Geral da Coroa, José Cupertino de Aguiar Ottolini sobre o pedido de autorização dos requerentes para publicarem uma colecção de leis extravagantes.

"Acerca do folheto = a Comuna de Paris e o Governo de Versailles =, impresso na imprensa da Universidade."

Parecer do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda, João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Martens, onde se examina o processo relativo à publicação pela Imprensa da Universidade de Coimbra de um folheto anónimo que faz a apologia da Comuna de Paris. Considera que em defesa da ordem social, o Governo deve proibir a circulação do folheto. Sabendo-se ter sido seu autor um Lente da Universidade de Coimbra, considera dever apurar-se a sua identidade, de modo a proceder-se criminalmente contra ele. Enumeram-se no parecer os crimes pelos quais o autor do folheto deverá responder. Aprecia ainda a conduta do Diretor da Imprensa da Universidade que consentiu na sua publicação.

"Parecer em virtude das Portarias do Ministerio da Guerra de 30 de Septembro e 23 de Outubro de 1846 sobre o procedimento de Augusto Barbas "

Parecer do Procurador-Geral da Coroa, José Cupertino de Aguiar Ottolini, sobre o conteúdo de artigos publicados em "O Patriota" em que são visados o Duque da Terceira e oficiais da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra.

"Parecer em cumprimento da Portaria do Ministerio do Reino de 19 de Abril de 1848 sobre a felicitação dos Estudantes de Coimbra dirigida aos Estudantes das Universidades Estrangeiras por occasião dos ultimos accontecimentos polyticos"

Parecer do Procurador-Geral da Coroa, José Cupertino de Aguiar Ottolini, sobre texto publicado no periódico "Revolução", e sobre a sua eventual ofensa da ordem pública.

"Ácerca do folheto = Almanach revolucionario para 1871"

Parecer do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda, João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Martens, que a propósito do folheto "Almanaque revolucionário", tece considerações sobre o abuso de liberdade de imprensa, defendendo que ele "corrói a a sociedade nos seus fundamentos, ofendendo a moral, as instituições, as crenças, os cidadãos e as famílias".

"[Parecer] em virtude da Portaria do Ministerio dos Negocios Estrangeiros de 15 de Novembro de 1844 acerca do requerimento de Joze Miguel da Costa."

Parecer do Procurador-Geral da Coroa, José Manuel de Almeida e Araújo Corrêa de Lacerda, sobre um conflito de competências entre o Governador Civil de Lisboa e o Tribunal da Relação de Lisboa a respeito da apreensão do periódico "Revolução de Setembro".

"Estrangeiros. Em cumprimento da Portaria de 17 d'Outubro de 1861. Ácerca do officio que o Secretario Geral servindo de Governador Civil do Districto d'Angra do Heroísmo, dirigiu pela Secretaria d'Estado dos Negocios Estrangeiros em 17 de Agosto de 1861."

Parecer do Procurador-Geral da Coroa, Joaquim Pereira Guimarães, sobre a questão de saber se o Vice-consul de França em Angra do Heroísmo, de nacionalidade portuguesa, pode ser redator principal do jornal "A Terceira".