Incapacidade

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Incapacidade

Termos equivalentes

Incapacidade

Termos associados

Incapacidade

5 Descrição arquivística results for Incapacidade

5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Dúvidas acerca da comprovação da incapacidade dos missionários adquirida "no serviço"

Consulta relativa a um requerimento do presbítero Alfredo Fernandes Alves, missionário de Moçambique, em que se suscitaram dúvidas sobre os documentos que devem constituir a prova evidente de que a incapacidade dos missionários foi adquirida no serviço, conforme estabelece o artigo 93.º dos estatutos do Colégio das Missões Ultramarinas de 3 de dezembro de 1884, e sobre a interpretação a dar às palavras "no serviço".
Contém ofício da Direção-Geral do Ultramar, da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar, de 5 de dezembro de 1905, e minuta do parecer do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda António Cândido Ribeiro da Costa, de 23 de dezembro.

"Em cumprimento da Portaria do ministerio da Guerra de 27 de maio de 1871 - acerca do processo relativo ao soldado n.º 1063 de matricula do regimento d'infanteria 16 - Francisco Jorge."

Parecer do Ajudante do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda Diogo António Correia de Sequeira Pinto sobre o processo do soldado Francisco Jorge, que adquiriu uma doença e foi julgado incapaz.

"Idem de 13 de Fevereiro de 1837 sobre o requerimento de Francisco Namura, pedindo que lhe seja entregue sua Irmãa Anna Namura, ou que ella seja removida do Recolhimento de S. Christovão para o de Rilhafoles"

Parecer do Ajudante do Procurador Geral da Coroa José Cupertino de Aguiar Ottolini acerca da ilegitimidade da pretensão do requerente para ser declarada a incapacidade mental da irmã e de a internar em Rilhafoles, com proibição de contacto com "alguém, que não seja Irmão ou Cunhado". O parecer é no sentido de indeferir o requerimento, de ser respeitada a vontade da irmã quanto ao seu destino e administração dos próprios bens, competindo apenas ao Poder Judicial determinar a sua incapacidade e a necessidade de tutela.