Murtosa

Référentiel

Code

Note(s) sur la portée et contenu

Note(s) sur la source

Note(s) d'affichage

Termes hiérarchiques

Murtosa

Termes équivalents

Murtosa

Termes associés

Murtosa

4 Description archivistique results for Murtosa

4 résultats directement liés Exclure les termes spécifiques

"Ao Ministro da Justiça á cerca do facto criminozo praticado contra o Regedor de Paroquia da Freguezia da Murtoza, Julgado d'Estarreja"

Ofício do Procurador-Geral da Coroa José Manuel de Almeida e Araújo Correia de Lacerda dirigido ao Ministro da Justiça. Informa que o delegado do procurador régio na comarca de Estarreja, no seu ofício de 22 de outubro de 1845, lhe participou que o regedor da paróquia da freguesia da Murtosa, António José de Freitas Guimarães, se encontra melhor, após o crime praticado contra ele pelo escrivão do juiz eleito daquela freguesia, Augusto Avelino Pinto Vítor, e que este ainda não foi capturado, constando que foi visto na cidade do Porto e que quer embarcar para o Brasil.

"Ao Ministro da Justiça á cerca do ferimento do Regedor de Parochia da Freguezia da Murtoza na Comarca de Estarreja"

Ofício do Procurador-Geral da Coroa José Manuel de Almeida e Araújo Correia de Lacerda dirigido ao Ministro da Justiça. Remete a cópia de um ofício do delegado do procurador régio na comarca de Estarreja, de 11 de outubro de 1845, em que participa que o regedor da paróquia da freguesia da Murtosa foi ferido com um tiro de carabina, no momento em que ia auxiliar a entrega do cartório do escrivão do juiz eleito daquela freguesia ao novo escrivão que o juiz tinha nomeado, e está em perigo de vida. Acrescenta que consta que o principal motivo do crime foi o facto de a vítima ter trabalhado nas últimas eleições a favor do Governo.

Pedido de aumento do vencimento de aposentação de António Maria Pereira, professor da Escola Primária Elementar da Murtosa

Contém ofício da 1.ª Repartição da Direção-Geral de Instrução Pública, do Ministério do Reino, de 23 de novembro de 1894, e minuta do parecer do Ajudante do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda António Cândido Ribeiro da Costa, de 26 de dezembro.