
A guerrilha do Remexido
O Arquivo Histórico do Ministério Público faz a divulgação da documentação de uma época conturbada do pós-guerra civil de 1832-34, em que surgiu a guerrilha denominada do “Remexido”.
Da derrota das forças Miguelistas permaneceu a esperança de coroar D. Miguel. Os revoltosos organizados em motins e guerrilhas assolaram o país desde 1835 com o plano de restauração de D. Miguel ao poder, abarcaram parte do Algarve e Baixo Alentejo, das quais ficou a mais célebre a guerrilha do Remexido, alcunha de um antigo oficial de ordenanças, José de Sousa Reis, que D. Miguel ordenou brigadeiro e que chefiou a guerrilha na parte sul do país atacando as tropas liberais. Destas lutas são presos vários guerrilheiros da fação denominada do Remexido, que foram processados e julgados.
Sobre a guerrilha do Remexido, destacam-se os seguintes documentos:
- Parecer sobre os procedimentos a ter contra os indivíduos que se juntarem à guerrilha do Remexido (19 de dezembro de 1836) | Transcrição
- Parecer sobre um pedido de indemnização do comandante do Corpo da Guarda Nacional de Grândola, após o desarmamento e roubo de fardamentos daquele corpo pelo Remexido (21 de março de 1838) | Transcrição
- Parecer sobre os trâmites do processo dos réus da denominada guerrilha do Remexido (12 de maio de 1838) | Transcrição
- Parecer acerca de serem processados os réus pertencentes à guerrilha do Remexido, António Felizardo, Joaquim da Encarnação e Manuel Coelho, apanhados com as armas na mão (2 de junho de 1838) | Transcrição
- Ofício ao Ministro da Justiça acerca da incursão e assassínios praticados pela guerrilha do Remexido em Saboia1 (3 de outubro de 1836)
- Ofício ao Procurador Régio da Relação de Lisboa sobre a morte de um preso guerrilheiro em Santa Clara de Saboia2 (19 de novembro de 1836)
- Ofício ao Ministro da Justiça participando a entrada do Remexido em Saboia3 (1 de dezembro de 1836)
- Ofício ao delegado do Procurador Régio do Julgado de Loulé sobre a formação dos processos dos indivíduos que se reúnem à guerrilha do Remexido4 (9 de janeiro de 1837)
- Ofício ao Procurador Régio da Relação de Lisboa acerca da prisão de alguns paisanos, que se intitulavam militares, que se queriam evadir para a guerrilha do Remexido5 (27 de março de 1838)
__________________
1 Livro 1.º de registo de ofícios enviados para diversas autoridades, f. 16v a 17
2 Ibidem, f. 70v a 71
3 Ibidem, f. 85v
4 Ibidem, f. 119v a 12
5 Livro 4.º de registo de ofícios enviados para diversas autoridades, f. 22v a 23
