Mostrar 111 resultados

Descrição arquivística
Viana do Castelo
Previsualizar a impressão Ver:

11 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

"Reclamação contra a apresentação de três párocos"

Parecer do Ajudante do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda Visconde de Santa Mónica para o Ministério da Justiça. Pronuncia-se acerca das reclamações dos presbíteros João Lourenço de Araújo e José Augusto Ferreira, que alegam terem sido preteridos nos concursos para o provimento das igrejas paroquiais de Nossa Senhora da Expectação de Mujães, concelho de Viana do Castelo, e Santiago de Pias, concelho de Monção, pertencentes ao arcebispado de Braga, em que foram apresentados, na primeira, o presbítero Manuel António Eiras de Meira Torres e, na segunda, o presbítero António José Gomes.

"Expropriação de um terreno destinado a cemitério da freguesia de Capareiros"

Parecer do Ajudante do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda Visconde de Santa Mónica para o Ministério do Reino acerca da expropriação por utilidade pública de um terreno onde a Junta de Freguesia de Capareiros, concelho de Viana do Castelo, pretende estabelecer o respetivo cemitério.

"Ao Ministro da Justiça á cerca do assassinato do Abbade da Freguezia de Moreira de Geraz do Lima, o Padre Francisco José Monteiro"

Ofício do Procurador-Geral da Coroa José Manuel de Almeida e Araújo Correia de Lacerda dirigido ao Ministro da Justiça. Remete cópia do ofício do delegado do procurador régio na comarca de Ponte de Lima, de 6 de abril de 1846, em que participa que, no dia 28 de março, foi traiçoeiramente assassinado o padre Francisco José Monteiro, abade da freguesia de Moreira do Geraz do Lima, da comarca de Viana, com um tiro de bala, tendo-se procedido à formação do corpo de delito. Acrescenta que, apesar das diligências, ainda não se descobriu quem foi ou foram os assassinos, suspeitando-se apenas que o crime foi motivado "por causa do morto ser afeto ao Governo de Sua Majestade a Rainha".

"Ao Ministro da Justiça á cerca da Posse do Bacharel Jose Manuel, digo Jose Maria d'Almeida Teixeira de Queiroz, do Logar de Delegado do Procurador Regio na Comarca de Vianna"

Ofício do Procurador-Geral da Coroa José Manuel de Almeida e Araújo Correia de Lacerda dirigido ao Ministro da Justiça. Remete o auto de posse do bacharel José Maria de Almeida Teixeira de Queirós no lugar de delegado do procurador régio na comarca de Viana.

"Ao Ministro das Justiças, ácerca da acção mandada propor sobre a abertura de huma valla contigua ás muralhas do Castello de Vianna do Minho"

Ofício do Procurador-Geral da Coroa José de Cupertino de Aguiar Ottolini dirigido ao Ministro da Justiça participando que a ação mandada instaurar por causa da abertura de uma vala no terreno contíguo às muralhas de Viana do Castelo ainda não foi julgada, porque a carta precatória expedida para que seja realizada uma vistoria ainda não foi cumprida.

"Ácerca d'uma acção intentada por D. Maria A. Pereira Caldas de Barros da C. Sotto Maior contra diversos, relativa a umas aguas communs d'ella e das Religiosas do Convento de São Bento em Vianna do Catello"

Parecer do Ajudante do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda, António Cardoso Avelino, sobre a ação judicial apresentada por Maria A. Caldas de Barros da C. e Sotto Maior contra diversos, a respeito de umas águas comuns.

Prorrogação dos prazos do recenseamento eleitoral dos concelhos de Silves, Covilhã, Estremoz, Montemor-o-Novo, Torres Novas, Vieira, Viana do castelo e Bragança

Contém ofício da 1.ª Repartição da Direção-Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Reino, de 17 de fevereiro de 1902, e minutas dos pareceres do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda António Cândido Ribeiro da Costa, de 26 de fevereiro.

Prorrogação dos prazos do recenseamento eleitoral dos concelhos de Santarém, Viana do Castelo e Lagoa

Contém ofício da 1.ª Repartição da Direção-Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Reino, de 3 de fevereiro de 1905, e minutas dos pareceres do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda António Cândido Ribeiro da Costa, de 17 de fevereiro.

"Em que João Antonio de Mendonça recorre d'um accordão do Conselho de Districto de Vianna do Castello, que o condemnou"

Parecer do Ajudante do Procurador-Geral da Coroa e Fazenda António Maria do Couto Monteiro para o Ministério do Reino promovendo que se mande juntar ao processo cópia autêntica do acórdão e informações do administrador do concelho sobre o requerimento.

Resultados 1 a 20 de 111